As imagens contidas neste blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato - miriblue@gmail.com

Blogroll

Blogroll

About

Blogger templates

Blinkie

Popular Posts

Followers

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Liberdade vs carnaval


I Pedro 2
10. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
11. Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
12. Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.
13. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;
14. Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.
(Biblia)

Enquanto andava a navegar na net, encontrei esta Passagem Biblica associada ao carnaval, e de facto, assenta que nem uma luva.
O carnaval já é uma festa muito antiga e ao longo dos séculos foi-se espalhando em diferentes paises que o adaptavam aos seus próprios motivos de comemoração. Mas independentemente de qual tenha sido a origem do carnaval, a motivação sempre foi a mesma: dar largas à carne. A liberdade de se transformar no que se quiser e não ser censurado por isso porque... "é carnaval e ninguém leva a mal!", cometer excessos de várias ordens e mostrar-se porque "o que é bom é para se ver" são máximas que estão presentes na festa do carnaval.

Deus quer que sejamos livres sim, mas "não tendo a liberdade por cobertura da malicia", neste contexto  é o mesmo que dizer para não usarmos o livre arbitrio que Deus nos deu para fazer o que nos der na bolha, e é para isso mesmo que serve o carnaval...! Ter a "grande vantagem" de ser livre de se fazer o que se quer sem que alguém nos condene por isso! Ontem ouvi uma moça dizer na televisão: "Só me embebedo nesta altura do ano, porque nesta altura todo o mundo o pode fazer!"....
As máscaras, enfeites (ou a falta destes!) dão o poder e liberdade de se ser o que se quiser e na verdade servem só para desculpar ou esconder o que realmente se é.

A liberdade que Deus nos dá não serve nem é para encobrir nada, mas para vivermos na Sua verdade, e a verdade é que o nosso pecado só pode ser coberto pelo Seu sangue que um dia Ele verteu na cruz por nós. Nesse dia as nossas máscaras caíram e ficámos limpos diante Dele.
Infelizmente a liberdade é confundida com libertinagem e esta última apesar de estar presente na nossa sociedade, ganha ainda mais força no carnaval.

E quando o carnaval acaba?.... Ressacas, mau humor, lixo para limpar, estragos a calcular e em muitos casos tragédias sem retorno. Tanta folia e euforia para depois tudo se desvanecer e ficar somente a sensação de vazio outra vez e a constatação de que somos o que somos, sem brilhos, fantasias ou artefactos.
"Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma"
Deus dirige-se a nós como Amados, porque de facto Ele nos ama e sabe que todas estas coisas nos fazem mal, Ele não quer que nos afastemos das concupiscências (que é o apetite para o mal, para o sensual) só por capricho ou porque nos quer dar um sermão moral, mas porque nos ama e quer o melhor para todos!

Não pretendo ferir susceptibilidades ou "bancar a santinha", mas sei que a vontade de Deus e o que Ele nos diz é somente para nos fazer felizes e a Sua definição de liberdade é de facto a melhor que eu já poderia ter experimentado. Ele me libertou e por Ele sou livre da prisão do pecado.
Não precisamos do carnaval para nos divertirmos e muito menos precisamos mascarar-nos para desculpar ou disfarçar o nosso "eu"... Ele conhece-nos e o que tem reservado para cada um vai muito além de uns dias de falsa alegria e liberdade! :)

1 comentário:

Mia disse...

o carnaval é a máscara que as pessoas usam todo o ano cai.
o carnaval na sua origem já contem perversidade, que hoje é vista como "normal".
era bom que a mentalidade das pessoas mudasse...mas hoje em dia é dificil


Happily married since 07.07.2007

  © Blog Design by Simply Fabulous Blogger Templates

Back to TOP